Asset 5

Notícias

Exportações de frutas e legumes crescem em valor

2023-08-30

"A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – revela que o valor das exportações do setor das frutas, legumes e flores cresceram 8,3% no primeiro semestre. O crescimento permitiu ultrapassar pela primeira vez, nos primeiros seis meses do ano, a barreira dos mil milhões de euros.

Segundo explicado em comunicado, o valor total exportado foi de 1 036 728 509. Mas a subida em valor, não foi acompanhada em quantidade. A Portugal Fresh nota que "verifica-se uma descida de 12,9%, explicada pela redução significativa de algumas produções, resultante das alterações climáticas”.

Mais de 80% das vendas foram efetuadas para países da União Europeia. Espanha pesa 33% nas exportações e é o principal mercado. Seguem-se França (14%), Países Baixos (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%).

O maior crescimento, em valor, das exportações é registado nos hortícolas (mais 24% em comparação com o primeiro semestre de 2022) e pelas preparações de produtos hortícolas e de frutas (subida de 18%). Já as frutas registaram um decréscimo nas exportações de 3% face ao primeiro semestre de 2022. A mesma tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (descida de 3%).

Já, em termos de volume, a quebra mais acentuada em termos de volume dá-se nas plantas ornamentais e flores (menos 24%). As frutas e hortícolas registaram ambos um decréscimo de 18%.

A Portugal Fresh sublinha que "os resultados alcançados pelo setor contrariam a tendência de queda do valor das exportações globais de bens que Portugal registou no primeiro semestre, confirmando a importância estratégica do setor agroalimentar para a economia nacional”.

"Reafirmamos, mais uma vez, a necessidade de valorizar o setor agroalimentar, através da adoção, por parte do Governo, de políticas de gestão efetivas de recursos fundamentais como a água e apoios mais eficazes, desenhadas para as reais necessidades dos produtores e das empresas, e que não permaneçam sempre exíguas quando comparadas com as adotadas pelos governos dos países da latitude sul da Europa”, defende o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.”

 

Fonte: Agroportal

Ver todas as noticias