Asset 5

Notícias

A Agrogarante na Agroglobal com a Neutrologia!

2023-08-28
A Agrogarante na Agroglobal com a Neutrologia!

A AGROGLOBAL 2023 está a chegar (5 a 7 de setembro), e a CONSULAI lançou um importante desafio à Agrogarante: "Compensar as Emissões de Carbono durante a sua participação na FEIRA”.

A compensação será feita através do cálculo das emissões de carbono associadas à presença da Agrogarante na Agroglobal, com a correspondente aquisição de carbono gerado num projeto de certificação de serviços dos ecossistemas, em particular de áreas que conservam stocks de carbono, associadas ao 1.º projeto do género em Portugal dinamizado pela 2BForest.

Trata-se de um projeto situado em Arouca, em plena Rede Natura 2000, de florestas nativas dominadas por espécies autóctones, algumas das quais endemismos ibéricos e lusitânicos, como áreas de sobreirais, e zonas ribeirinhas, com amieiros e freixos.

Neste Projeto certificam-se três Serviços de Ecossistemas: Carbono, Biodiversidade e o Recreio (Turismo da Natureza). Esta certificação permite o patrocínio de serviços de ecossistemas, em particular de áreas que conservam stocks de carbono (fixam CO2).

A Neutrologia é um serviço, promovido pela Consulai e pela 2BForest, ao dispor do setor agrícola, alimentar e florestal rumo à sustentabilidade da fileira, com estratégias de adaptação da atividade na minimização e mitigação de emissões em prol dos Serviços dos Ecossistemas na Floresta Nacional!

Neste evento pretende-se um apoio direto para o sequestro e armazenamento de carbono, manutenção de uma rede de áreas de conservação de Biodiversidade e/ou de importância para os serviços recreativos, apoiando no terreno ações de gestão florestal responsável.

Os impactos verificados em Serviços de Ecossistemas com certificação FSC (assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos) contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente para o ODS 15 (Vida Terrestre) e por estes motivos a Agrogarante aceitou o desafio!

Acreditamos e trabalhamos para um futuro melhor cumprindo com a nossa responsabilidade ambiental e social!

Ver todas as noticias