Bolsa de Emprego
Técnico de Auditoria Interna
Direção de Auditoria InternaFunções e responsabilidades:
- Apoiar na elaboração e manutenção de um plano de ações de auditoria atualizado, orientado para o risco, para examinar e avaliar a adequação e a eficácia da cultura organizacional e dos sistemas de governo e controlo interno da instituição, bem como das respetivas componentes individualmente consideradas, incluindo órgãos sociais e respetivos comités de apoio.
- Assegurar a execução dos programas de trabalho e a execução das ações de auditoria, de acordo com os procedimentos e princípios de auditoria;
- Recolher e analisar informação dos processos e procedimentos, respetivos riscos e controlosassociados;
- Executar testes substantivos e testes a controlos (desenho e eficácia operacional) e assegurar a documentação e referenciação dos papéis de trabalho;
- Registar, documentar e reportar, tempestivamente, as deficiências identificadas, assim como as consequentes recomendações;
- Elaborar os relatórios sobre os trabalhos de auditoria efetuados;
- Apoiar na elaboração de relatórios sobre questões de auditoria;
- Apoiar e garantir o processo de controlo de qualidade das auditorias realizadas;
- Acompanhar de forma contínua as deficiências identificadas no sentido de garantir que as medidas destinadas à sua correção são adequadas e tempestivamente implementadas (follow-up);
- Promover a interligação e comunicação com as restantes unidades de estrutura, nomeadamente com as Funções de Conformidade e de Gestão de Riscos, de modo a executar com eficiência as funções atribuídas.
Perfil:
- Formação académica superior relevante para a função, preferencialmente Licenciatura ou Mestrado em Gestão, Economia ou Auditoria ou outras áreas relevantes;
- Certificação Profissional do IIA será valorizada;
- Experiência profissional mínima de 3 anos, em ambiente de auditoria interna ou externa (preferencialmente no setor financeiro);
- Elevados conhecimentos sobre legislação, regulamentação e boas práticas aplicadas ao setor financeiro e exercício de auditoria interna (preferencial);
- Facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Atitude pró-ativa, dinamismo e sentido de responsabilidade;
- Forte capacidade de análise, sentido crítico, rigor e atenção para o detalhe;
- Forte capacidade de aprendizagem e autonomia;
- Elevada capacidade de comunicação oral e escrita;
- Orientação para resultados;
- Domínio da utilização de ferramentas Microsoft Office.