Notícias
Subprodutos do brócolo têm aplicação na saúde e em biomateriais
2021-02-03"Na senda das tão elogiadas vantagens nutricionais do brócolo, a Universidade de Aveiro (UA) identificou, recentemente, ainda outros benefícios, com enfoque nos subprodutos desta fileira agroindustrial: foram identificados compostos com efeito positivo no sistema imunitário e outros que podem ser adicionados, com vantagem, na produção de bioplásticos.
Já lhe chamaram "superalimento”!
Uma tese de doutoramento recentemente defendida na UA por Sónia Ferreira, aluna do Programa Doutoral em Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição, propõe novas vias para a valorização económica dos subprodutos do brócolo, para além das que já existem e que são, por exemplo, a aplicação em rações para animais e na confeção de sopas em pó. Destes subprodutos fazem parte caules, folhas e restos de inflorescências.
A tese conclui que, para além das vantagens já conhecidas do brócolo, as suas partes com menos valor comercial, que correspondem a cerca de 70% do brócolo e que não se veem nas prateleiras dos supermercados, têm constituintes que funcionam como ativadores do sistema imunitário. Por outro lado, outro tipo de compostos também identificados nestes subprodutos do brócolo poderão ser adicionados para produzir bioplástico com possível utilização em embalagens alimentares, repelindo a água e prolongando o tempo de vida dos produtos.”
Fonte: Revista Voz do Campo