Notícias
Projeto europeu combate contrafação de azeite
2021-03-24O projeto Oleum, financiado pelo programa europeu Horizon 2020, desenvolve soluções analíticas para detetar e combater a contrafação mais comum de azeite, e garantir a qualidade e autenticidade do produto. De acordo com o EFA News, a fraude comercial de azeite ascende a cerca de 30 mil milhões de dólares, por ano, globalmente.
Nos últimos quatro anos, a pesquisa da Oleum focou-se em quatro áreas tipicamente visadas pela atividade fraudulenta. O projeto melhorou técnicas para: verificar se a qualidade do azeite é consistente com a qualidade declarada; verificação da duração declarada de armazenamento; identificar processamentos ilegais de azeite; verificar a origem geográfica identificada no rótulo.
O conhecimento adquirido durante o projeto foi partilhado com laboratórios mundiais numa série de cursos de treino e workshops. Os membros da rede Oleum tiveram a oportunidade de participar no processo de validação dos métodos analíticos desenvolvidos. Para encorajar a partilha de conhecimento, a Oleum criou uma plataforma digital de partilha de pesquisa.
Fonte: Frutas, Legumes e Flores