Notícias
Garantia mútua: nova linha de crédito de 1,6 mil milhões de euros para apoio às pme
2017-01-17A 16 de janeiro de 2017, o governo português, o IAPMEI, a PME Investimentos e o Sistema Nacional de Garantia Mútua, membro da Associação Europeia de Garantia Mútua (AECM), lançaram uma nova linha de crédito de 1,6 mil milhões de euros com garantia parcial (de 50% a 70%) prestada pelas Sociedades de Garantia Mútua privadas, e contragarantia pública parcial (de até 65%) do Fundo de Contragarantia Mútuo (FCGM), gerido pela SPGM.
Esta linha segue-se a outra linha de crédito de mil milhões de euros com garantia parcial (de até 70%) das Sociedades de Garantia Mútua privadas, e contragarantia pública parcial do FCGM (até 70% da garantia) gerido pela SPGM. Esta linha foi lançada pelo governo português e pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), em agosto de 2016.
Até hoje, o Sistema Nacional de Garantia Mútua apoiou cerca de 90 mil micro, pequenas e médias empresas, bem como mid-caps, em parceria com todas as instituições financeiras que operam no país e as instituições públicas, em especial instituições tuteladas pelo Ministério da Economia, tais como o IAPMEI, o Turismo de Portugal e a PME Investimentos.
O Sistema de Garantia Mútua também gere mais de 23 mil empréstimos a estudantes, bem como os microcréditos de start-up e o apoio à criação de empresas e do próprio emprego, por desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
As Sociedades de Garantia Mútua contam com cerca de 80 mil micro, pequenas e médias empresas acionistas, bem como instituições financeiras, associações empresariais nacionais, a SPGM e Instituições Públicas, com uma participação minoritária.