Notícias
Divulgação Setorial - Subsetor da Amêndoa
2019-11-15A amendoeira é uma cultura tipicamente mediterrânica cuja origem remonta às regiões montanhosas da Ásia Central. A disseminação foi facilitada pelo facto de a semente ser em simultâneo de propagação e comestível.
É uma árvore de folha caduca com 4 a 6 m de altura em condições de cultivo. Apresenta um sistema radicular com raízes fortes que se desenvolvem em amplitude e profundidade.
O fruto é uma drupa, de forma ovoide-oblonga, e que contém no seu interior a semente.
Os fatores climáticos que mais influenciam a adaptação e produtividade da cultura são a temperatura, a precipitação, a humidade relativa e o vento.
A atividade fotossintética é otimizada quando as temperaturas se situam entre 25ºC e 30ºC, verificando-se grande redução com temperaturas inferiores a 15°C ou superiores a 35°C. As necessidades em horas de frio para que se inicie o período vegetativo e tenha lugar uma correta floração e frutificação (ou seja, o número de horas com temperaturas inferiores a 7°C) variam dependendo da variedade, entre 100 a 400 horas, não sendo por isso uma cultura muito exigente.
O cultivo da amêndoa adapta-se bem ao sistema de cultivo de sequeiro, necessitando entre 300 a 600 mm de pluviosidade por ano, embora a rentabilidade seja garantida para valores a partir de 600 mm. As produtividades nesta cultura beneficiam largamente com a implementação do sistema de regadio.
A humidade relativa (HR) é um fator muito importante na medida em que valores extremos induzem o fecho estomático com influência direta na atividade vegetativa e reprodutiva das plantas, favorecendo o aumento da ocorrência de doenças, em particular das causadas por fungos.
Em média, as plantações iniciam a produção ao 2º/3º ano e em situações ótimas podem atingir a plena produção ao 5º/6º ano,
A colheita ocorre normalmente nos meses de Agosto/Setembro.
Em termos de produtividade por hectare, os valores estimam-se, para pomares intensivos de regadio, entre os 1.000 e os 2.000 kg de miolo de amêndoa.