Notícias
Alterações climatéricas estão a prejudicar a área dos Cereais
2019-04-02O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas revela que a esmagadora maioria das sementeiras dos cereais de inverno se concluiu no final de Janeiro e decorreu sem incidentes. O INE prevê uma redução, face à campanha anterior, de 10% nas áreas instaladas de trigo e triticale e de 5% na cevada.
O Instituto frisa que «este cenário de redução global da área dos cereais de Inverno (-5% face a 2018 e -20% face à média dos últimos cinco anos) posiciona esta campanha como a que regista a menor área dos últimos cem anos», ainda acrescenta «a ausência de precipitação, associada a uma grande amplitude térmica (baixas temperaturas noturnas e altas temperaturas diurnas), que conduz a um considerável adiantamento no desenvolvimento vegetativo das pastagens e forragens». Esta situação «pode comprometer a normal curva de crescimento de matéria verde dos próximos meses, com naturais implicações no fornecimento de alimentos aos efetivos».
Todavia, no global, «os animais continuam sem dificuldades de acesso às pastagens, sendo o recurso a alimentos conservados (palhas, fenos e silagens) e concentrados (rações industriais) considerado normal para a época e muito inferior ao que sucedia no ano passado», conclui o INE.