Asset 5

Notícias

Subsetor da Ameixa

2023-07-06
Subsetor da Ameixa

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae da família Rosaceae, juntamento com outras frutas de caroço duro como o pêssego, cereja e alperce. A maioria das ameixas divide-se em dois grupos: ameixa japonesa (Prunus salicina), que é diploide, e ameixa europeia (Prunus domestica), que é hexaploide e adaptada a climas mais frios. O sabor da ameixa varia entre o doce e o ácido, podendo a casca ser particularmente adstringente. Pode ser comida fresca ou usada como ingrediente na gastronomia. Em muitos países, o sumo da ameixa é fermentado para fazer vingo de ameixa e/ou destilado para fazer aguardentes.

As ameixeiras são árvores muito fáceis de cultivar, no jardim, na horta e no pomar ou mesmo em vaso, desde que este tenha pelo menos 50 a 60cm de altura. Devem ser cultivadas em zonas com muitas horas de sol, terrenos bem drenados, profundos, permeáveis e com um pH próximo de 6.  A ameixa frutifica no verão e outono.

Um dos cuidados de manutenção é a promoção da poda a seguir à frutificação para estimular o crescimento vegetativo.

Existem vários tipos de ameixa que são consumidos, os mais conhecidos são as variedades rainha cláudia e a tipo black.

Segundo a FAOSTAT (2021), o maior produtor de ameixas é a China (6.6 milhões de Ton), com uma produção 8 vezes superior à do segundo maior produtor, a Roménia (807 mil Ton), seguida pelos Chile (426 mil Ton) e a Servia (412 mil Ton).

Download:Subsetor da Ameixa (213.82 KB)
Ver todas as noticias