Asset 5

Notícias

Seca: Linha de crédito para alimentação animal já disponível

2018-01-09
Seca: Linha de crédito para alimentação animal já disponível
As candidaturas à Linha de Crédito Garantida para minimização dos efeitos da Seca 2017 – Alimentação Animal encontram-se abertas desde o dia 2 de janeiro. 

Este instrumento financeiro, que resulta da cooperação entre o Estado português, através do IFAP, as instituições de crédito aderentes e o Sistema Português de Garantia Mútua, permite disponibilizar financiamento às empresas a operar no setor pecuário e na apicultura, num montante global de até 5 milhões de euros, sob a forma de empréstimos reembolsáveis.

Os empréstimos são de curto ou médio prazo e contam com um montante de financiamento máximo, por empresa, de 750 mil euros, maturidade até 2 anos, período de carência máximo de 12 meses, taxas de juro abaixo das praticadas no mercado. Estas operações beneficiam de uma garantia à primeira solicitação de até 70% do capital em dívida.

A ocorrência de seca extrema ou severa em Portugal continental, com quase total ausência de chuva, impediu o normal desenvolvimento de pastagens e forragens, com repercussões diretas no setor pecuário e na apicultura e potenciais riscos de manutenção dos respetivos efetivos, tornando-se prioritário criar apoios aos produtores pecuários, através de uma linha de crédito garantida, que lhes permita fazer face a eventuais problemas de tesouraria consequente desta situação meteorológica, nomeadamente para apoio aos custos decorrentes da alimentação animal.

Pode obter mais informações aqui ou contacte-nos através do endereço de email marketing@spgm.pt.
Ver todas as noticias