Asset 5

Notícias

Foi criado um sistema para identificar fungo em pastagens dos Açores

2021-07-05
Foi criado um sistema para identificar fungo em pastagens dos Açores

"Investigadores açorianos anunciaram a criação de um sistema que permite identificar um fungo que intoxica os bovinos nas pastagens, causando "enormes prejuízos” para os produtores agrícolas e para a saúde dos animais, avança a agência Lusa.  O projeto intitulado SAPc – Sistema de Alerta para o pithomyces chartarum foi desenvolvido pelo Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (Air Centre), pelo Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira (Terinov) e pela União das Cooperativas de Laticínios Terceirense (Unicol). O sistema começou a ser criado "há um ano”, após uma reunião com o Governo dos Açores, onde o fungo pithomyces chartarum foi identificado como "um dos problemas graves que afetam” a produção agrícola, relatou, à Lusa, o diretor de tecnologia do Air Centre, Pedro Silva.

O programa é baseado em sensores que são instalados nas pastagens e que emitem um alerta "se a humidade for superior a 90% e a temperatura superior a 16 graus durante mais de 72 horas consecutivas”. "Este alerta pode ser consultado no site e também na aplicação do telemóvel”, explicou o responsável. O alerta é "validado mais tarde” pelo Laboratório Regional de Veterinária, que vai ao local recolher amostras para "confirmar se existe o fungo”, sendo que os resultados das análises são introduzidos no sistema.

"O agricultor com base nesta informação e nestes alertas pode decidir proteger os animais através de uma mistura que fazem de zinco na ração ou mesmo através de cápsulas de zinco”, assinalou.

Atualmente, o sistema já está em funcionamento em oito pastagens da ilha Terceira, mas o objetivo é abranger os "mais de 300 setores” (cada um com cerca de um quilómetro) que foram identificados naquela ilha e estender o programa para outras ilhas açorianas.

Para o futuro, o diretor de tecnologia do Air Centre disse querer expandir o sistema, colocando "estrategicamente sensores” em várias zonas da ilha e "complementar a informação” com imagens via satélite, para "cruzar informação” e dar "apoio na tomada de decisão dos agricultores”.

O pithomyces chartarum é um fungo que se desenvolve em camadas mortas das pastagens e provoca uma intoxicação conhecida por eczema facial.”

Fonte: Agronegócios

Ver todas as noticias