Asset 5

Notícias

Estudo promove uma correta alimentação dos animais

2021-05-14

"O estudo, intitulado "UTAD Food Allianz”, incide sobre a correta alimentação dos animais, com vista a promover a saúde e bem-estar dos mesmos, que se reflete posteriormente numa alimentação saudável e de qualidade do consumidor de carne.

Para o responsável pelo projeto, Emídio Gomes, não há dúvidas de que a alimentação, assim como a saúde e o bem-estar dos animais "têm impacto na qualidade de carne e dos produtos cárneos e, consequentemente, na saúde do consumidor”.

Neste sentido, o estudo "UTAD Food Allianz” incide no desenvolvimento de novos métodos e estratégias que vão desde a produção de alimentos para animais, passando pela avaliação da saúde e bem-estar destes e pelo comércio de carnes e produtos cárneos, até ao consumidor final, com a avaliação das preferências, tendências e perceções, de forma a englobar trabalhos inovadores ao longo de toda a cadeia de valor alimentar.

"A indústria da alimentação animal europeia é fortemente dependente de recursos alimentares ricos em proteínas, fortemente dependente de mercados externos e de difícil sustentabilidade a longo prazo”, refere Emídio Gomes, responsável pelo projeto, acrescentando: "Espera-se com este projeto fortalecer o conhecimento sobre as tendências do consumo de produtos de origem animal, com o objetivo de ajudar o setor a preparar-se e adaptar-se às mudanças esperadas e fomentar o conhecimento e a inovação ao nível da cadeia alimentar”.

Seguindo os princípios da economia circular, pretende-se ainda abordar a valorização de subprodutos, com vista à obtenção de novos produtos inovadores, numa lógica de sustentabilidade da cadeia de valor alimentar.

O "UTAD Food Allianz” foi aprovado pelo Portugal 2020, com um financiamento de 2,58 milhões de euros, e insere-se nos objetivos da "Rede Internacional de Food Chain Alliance”, composta pela UTAD e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), que constitui a participação portuguesa da rede europeia "Food Chain Management Alliance”, liderada pela Fraunhofer Gesellschaftuer. Esta Rede pretende contribuir para a discussão e elaboração de importantes documentos para o futuro do setor da carne, em estreita ligação com a FEFAC – European Feed Manufacturers Federation.”

Fonte: Revista Voz do Campo

Ver todas as noticias