Asset 5

Notícias

Divulgação Setorial - Subsetor da Maçã

2021-05-10

Caracterização e Enquadramento do Subsetor


A maçã é o pseudofruto
 pomáceo da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados e um dos mais utilizados ​​pelos seres humanos na sua alimentação. As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono.

Nos últimos 5 anos, de acordo com dados do FAOSTAT, a produção mundial média de maçã rondou as 84.000 toneladas, sendo que cerca de 50% da produção mundial está concentrada na China. Na União Europeia, os produtores com maior dimensão são a Polónia, a Itália e a França, detendo estes um peso de cerca de 7% na produção mundial.

Em Portugal, a maçã é a espécie com maior peso na produção de frutos frescos (categoria que inclui ainda frutos como a Pêra, o Pêssego, a Cereja, a Ameixa, o Damasco, o Diospiro, o Figo, a Ginja, o Marmelo, a Nêspera e a Romã). Nesta categoria de frutos, a maçã representa cerca de 58% da produção total obtida em 2019 e cerca de 31,8% da superfície agrícola destinada a todos estes frutos.

Download: Subsetor da Maçã(976.95 KB)
Ver todas as noticias