Asset 5

Notícias

Análise Setorial - Subsetor Laranja

2022-01-18

Caracterização e Enquadramento do Setor

            A laranja é o fruto de maior produção a nível nacional, sendo Portugal o quarto maior produtor europeu de citrinos, seguido pela Espanha, Itália e Grécia. A produção nacional está concentrada, essencialmente, na região do Algarve. Segundo o site da Algarorange, "os citrinos do Algarve IGP – Indicação Geográfica Protegida - são produzidos numa área geográfica específica e possuem características que os distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante e um elevado teor de sumo, doce e de sabor inconfundível”. A região algarvia beneficia de características específicas do solo, da (quase) ausência de geadas e de uma longa exposição solar, potenciando o desenvolvimento da cultura.

A comercialização de laranja em Portugal ocorre durante todo o ano devido à utilização de variedades de meia estação e de variedades tardias. As Dalmaue as Newhall são colhidas entre novembro e março, as Baía e as Jaffa entre fevereiro e abril e as Valência Late e Lane Late entre março e agosto (estas, só mesmo no Algarve).

Julga-se que os portugueses introduziram o fruto na Europa a partir da China, no século XVI, e que depois o levaram para o continente americano, onde hoje se encontram as maiores plantações de laranja do mundo.
Download:Subsetor da Laranja(303.08 KB)
Ver todas as noticias