Asset 5

Notícias

Análise Setorial Subsetor – Ameixa

2021-09-07
Análise Setorial Subsetor – Ameixa
Caracterização e Enquadramento do Subsetor

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae da família Rosaceae, juntamento com outras frutas de caroço duro, como o pêssego, cereja e alperce.
A maioria das ameixas divide-se em dois grupos: ameixa japonesa (Prunus salicina), que é diploide, e ameixa europeia (Prunus domestica), que é hexaploide e adaptada a climas mais frios. O sabor da ameixa varia entre o doce e o ácido, podendo a casca ser particularmente adstringente. Pode ser comida fresca ou usada como ingrediente na gastronomia. Em muitos países, o sumo da ameixa é fermentado para fazer vingo de ameixa e/ou destilado para fazer aguardentes.
As ameixeiras são árvores muito fáceis de cultivar, no jardim, na horta e no pomar ou mesmo em vaso, desde que este tenha pelo menos 50 a 60cm de altura. Devem ser cultivadas em zonas com muitas horas de sol, terrenos bem drenados, profundos, permeáveis e com um pH próximo de 6. A ameixa frutifica no verão e outono.
Um dos cuidados de manutenção é a promoção da poda a seguir à frutificação para estimular o crescimento vegetativo.
Existem vários tipos de ameixa que são consumidos, os mais conhecidos são as variedades rainha cláudia e a tipo black.
Segundo a FAOSTAT, o maior produtor de ameixas é a China (6.8 milhões de ton), com uma produção quase 16 vezes superior à do segundo maior produtor, a Sérvia (430 mil Ton), seguida pelos Estados Unidos da América (368 206 Ton) e o Irão (313 103 Ton).

Download:Subsetor da Ameixa(219.61 KB)
Ver todas as noticias